MARKETING DE REDE É TENDÊNCIA?
A resposta vem de alguns grandes escritores.
Francisco Gracioso
(foi diretor presidente da ESPM / atualmente faz parte do conselho e é professor)
“(...) Na verdade, os especialistas de marketing, deveriam entender a fundo o sistema de marketing de rede, pois ele tem tudo para transformar-se em um dos nossos principais canais de distribuição, a médio prazo. Em um país como o nosso (Brasil), onde a renda familiar da classe média ainda é muito baixa e onde as oportunidades de bons empregos com vínculos trabalhista estão rareando , é natural que mais e mais pessoas se voltem para o MLM como uma boa oportunidade de trabalho e ganhos alternativos. (...)”
Livro: Marketing de rede, a era do supermercado virtual (pág. 46)
Lair Ribeiro
(autor consagrado no Brasil em auto-ajuda)
"(...) O network marketing, em si, é um bom sistema de venda. O conceito é sólido e oportunidades boas e honestas estão por todo lado. É um negócio atraente, com boas perspectivas de segurança econômica,
não exigindo praticamente nenhum investimento, nem tempo integral ou conhecimentos especiais, com baixo risco. (...)"
Livro: uma venda não ocorre por acaso (pág. 182)
Roberto Shinyashiki
(escritor consagrado no Brasil com livros de auto-ajuda)
"(...) Nesse tipo de negócio, que vem crescendo a cada dia, as pessoas utilizam seus relacionamentos para vender produtos aos consumidores e ganham bônus nessas transações. Tomar a decisão de entrar nesse negócio é muito fácil, pois não é necessário passar por uma seleção tão rígida.
Mas muita gente se frustra, pois não percebem que, para ter sucesso nesse tipo de empreendimento, é fundamental desenvolver uma nova atitude perante o trabalho. A pessoa tem de entender que, agora, é dona do próprio negócio. Se não acordar cedo para trabalhar, ela é que será prejudicada. Se não der uma boa assistência para os membros de sua rede de relacionamentos, eles não vão gerar bons resultados.
E continua: “(...) Mas algumas pessoas investem no novo negócio e não percebem que o trabalho com marketing de rede exige uma série de novas posturas. Na verdade, muitas têm a ilusão de que vão ganhar dinheiro sem trabalhar. No entanto, se não tomarem uma atitude do tipo “tudo ou nada”, as coisas não darão certo.
Definitivamente, o PROBLEMA NÃO É o MARKETING de REDE, e sim a maneira com que as pessoas assumem o negócio. (...)”.
Livro: Tudo ou nada (págs. 18/19/20)